Saúde Mental e Social em Casa

O cenário atual da pandemia está afetando a saúde física e mental da população em geral. Como se trata de um vírus “novo”, as orientações são para que ocorram estratégias de controle de disseminação do vírus, por meio de máscaras, distanciamento e isolamento social. Sendo assim, esse isolamento pode despertar diversos impactos sociais e psicológicos a saúde mental da sociedade, mudanças de rotina, relações familiares, perda da liberdade, dificuldades financeiras e de olhar para o futuro.


O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) sempre trabalhou com grupos de atividades e reflexões, por isso nesse momento foi preciso se adaptar a realidade atual, esses grupos estão suspensos, e é de extrema importância que se encontre outra forma de orientar e acompanhar essas famílias.


Sendo assim, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, estão realizando um trabalho no domicílio de alguns grupos prioritários, cerca de 22 famílias que já participavam das atividades antes da Pandemia. Utilizando equipamentos de proteção individual, tomando todos os cuidados e preservando a saúde dos usuários, estão sendo feitas visitas domiciliares e entregas de mudas (temperos, hortaliças, frutos) e adubo para que as famílias façam o plantio e cultivo das mesmas. Propiciando um espaço para novos aprendizados em casa; fortalecendo os vínculos familiares, oferecendo alternativas e incentivo de novas formas de gerar renda.


Para as crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais estão sendo cedidos materiais educativos (jogos, livros) que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento infantil, bem como, um momento de descontração familiar. As famílias estão recebendo também álcool gel e folder com informações referentes à Saúde Mental em Tempos de Pandemia. Conforme a Psicóloga Maiara Fátima Fassicollo “ esse folder contribui para que as pessoas possam refletir sobre as reações esperadas no momento atual, bem como, a importância do bem – estar físico e psicológico buscando estratégias para preservar e promover a Saúde Mental”.


A Assistente Social Amanda Lucilia Barbosa destacou que este projeto consiste em um trabalho social com as famílias em vulnerabilidade, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.


Por Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Compartilhe: