NOTA DE ESCLARECIMENTO REFERENTE AO AUXÍLIO EMERGENCIAL

Conforme dados fornecidos pelo PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL, referente ao auxílio emergencial, do mês de maio de 2020, foi constatado, após análise, aproximadamente 200 benefícios concedidos a pessoas que residem no Município de Ponte Preta.


Há relatos de pessoas que não fizeram este pedido do auxílio, mas seu nome consta na lista como beneficiário. Uma das possibilidades é da pessoa estar inscrita no CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL. Este cadastro é realizado para todas as pessoas que participam de alguma oficina ou atividade fornecida pelo CRAS (crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários do Programa Bolsa Família, BPC, e outros programas do Governo Federal). Pode ocorrer do cadastro estar desatualizado, pois o mesmo deve ser atualizado a cada dois anos e este foi utilizado pelo GOVERNO FEDERAL, como base para liberação do recurso.


Para tanto há situações em que pessoas estão na lista, sem que se enquadrem nos requisitos para o auxílio emergencial. Desta forma cada indivíduo tem a liberdade e responsabilidade de sacar ou não sacar o benefício. Porém orientamos para que as pessoas que não se enquadrem nos critérios para recebimento do auxílio, façam a DEVOLUÇÃO DO VALOR através da Guia de Recolhimento da União (GRU), tendo em vista que os próprios munícipes estão percebendo que não deveriam receber o auxílio.


A devolução do valor do benefício poder ser realizada de forma voluntária ou obrigatória, caso seja comprovado o pagamento indevido.


Link para devolução https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao


Reforçamos que trata-se de um PROGRAMA FEDERAL, no qual o mesmo é responsável pelo cruzamento dos dados e da análise de cada situação, para a concessão ou não do auxílio.


A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está disponível para maiores esclarecimentos.

Compartilhe: