Preservação da cultura gaúcha

A importância das comemorações e dos festejos Farroupilha sempre estiveram presentes no Município de Ponte Preta.


                No ano de 2004, o município recebeu a 12ª Cavalgada da Integração, com a passagem da Chama Crioula regional e a homenagem aos jovens pela participação do 1º Encontrão de Jovens, realizada de 1º a 7 de setembro. Os membros da cavalgada permaneceram no município, onde foram realizados jantares, almoços e café da manhã de integração. 


                Teve ainda a formação de um grupo musical chamado “Alapucha do Rio Grande”. O grupo musical tinha como objetivo animar bailes e festas, levando a tradição gaúcha aos diversos estados, com sua música e vestimenta gaúcha. 


                O tradicionalismo presente na comunidade, fez com que se formasse um grupo de cavaleiros, “Recanto das Facas”; grupo este formado com mais de 30 famílias, com o objetivo, também de cultivar e levar a tradição gaúcha por onde passasse.  O grupo participava de eventos de integração com as comunidades regionais e em outros estados. Todos os anos, juntamente com grupos de cavaleiros da região, no mês de maio, era realizada a Cavalgada da Fé, partindo de Ponte Preta até o município de Nonoai na Romaria do Pe. Manoel e Coroinha Adilho, com duração de 3 dias.


                Tivemos o privilégio de contar por dois anos (2018 e 2019) com a passagem da Chama Crioula Estadual em nosso município, cavalgada esta que perdurava por mais de 15 dias. Três integrantes (Juares Dalla Costa, Danilo Celi e Evandro Bonfante), são membros do Grupo Recanto das Facas, representado nosso município. Durante a permanência da chama crioula, foram realizados almoços e jantares de integração com a comunidade local e regional, bem como atividades com os alunos.


                Todos os anos, que antecederam a pandemia, a administração municipal organizava junto com a comunidade escolar, comércio e grupos organizados a Semana Farroupilha com intensa programação, que podemos destacar: missa crioula, gaitasso, desfile cívico, fandangos, almoços e jantares típicos.

Compartilhe: