Saúde Mental e Terceira Idade

Dando continuidade aos trabalhos no domicílio, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), iniciou nesta semana as visitas aos Idosos do Grupo Reviver. Serão realizados trabalhos no domicílio de cerca de 60 idosos que já participavam das atividades em grupo antes da Pandemia, e outros idosos que deixaram de participar do grupo por algum motivo de saúde.
Utilizando equipamentos de proteção individual, tomando todos os cuidados e preservando a saúde da terceira idade, estão sendo feitas visitas domiciliares e entregas de mudas de erva aromatizante e sabão de carqueja. O sabão foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e o setor de Alimentação, a carqueja possui propriedades antissépticas desta forma o sabão é ótimo para a higienização das as mãos e do corpo. A coordenadora do grupo Mari Vania Moreira ressalta que “os integrantes da terceira idade continuem tendo os cuidados necessários para a prevenção do coronavírus realizando outras atividades em casa, como cultivo de plantas e a manutenção da horta, por isso a entrega da muda de manjericão, bem como o sabão, já que foi entregue também a receita, para que eles possam desenvolver trabalhos diferentes”.
Os idosos estão recebendo também o folder com informações referentes à Saúde Mental em Tempos de Pandemia. De acordo com a psicóloga Maiara Fátima Fassicollo “precisa-se atentar para o surgimento de sintomas como ansiedade, estresse, raiva, revolta, medo, tristeza excessiva, entre outros. É necessário intervenções para tentar reduzir o sofrimento psicológico das pessoas, olhar para esses idosos que estão no grupo de risco e podem desenvolver diversos sentimentos e reações frente a pandemia”.
O propósito deste trabalho é dar continuidade ao acompanhamento à terceira idade, em suas casas, através de orientações, atividades diferentes e conversas, preservando a saúde física e mental da população idosa.

Compartilhe: